IMAP (Internet Message Access Protocol. Traduzido do inglês, significa “Protocolo de acesso a mensagem da internet”) é um protocolo de gerenciamento de correio eletrônico superior em recursos ao POP3 – protocolo que a maioria dos provedores oferece aos seus assinantes. O mais interessante é que as mensagens ficam armazenadas no servidor e o utilizador pode ter acesso a suas pastas e mensagens em qualquer computador, tanto por webmail como por cliente de correio eletrônico (como o Microsoft outlook, Mozilla Thunderbird, Windows Mail ou o Evolution). Levando-se em conta que um e-mail passou a ser considerado juridicamente como documento e o simples fato de ter a garantia dele estar armazenado no servidor passou a ser considerado fator importante para muitas empresas e este protocolo tem sido cada vez mais usado.

Abaixo seguem os pontos interessantes do IMAP:

  • As mensagens ficam armazenadas no servidor, exceto se o usuário excluir.
  • É possível compartilhar uma mesma caixa postal entre usuários de um determinado departamento ou que executam função que exige o conhecimento e participação deles nas mesmas mensagens, sejam as recebidas, como as enviadas.
  • Pode ser configurada nos clientes de e-mail como outlook ou qualquer outro, o mesmo conteúdo pode ser acessado no webmail.

– Imagine se você não tem backup dos seus e-mails e acontece uma queima ou problema irreversível de seu HD e você usava POP3, perde todo o seu conteúdo. Com o IMAP, as mensagens estão no servidor, então, reconfigurando o cliente, todas as mensagens voltam a aparecer.
– Importante alertar para o fato de que as mensagens ficando no servidor, existe um uso maior de disco para cada caixa postal que utiliza IMAP, portanto, ela pode estourar.  Também pode ser preciso aumentar a caixa postal, caso você não possa limpar ela, neste caso, haverá cobrança de valor maior pelo espaço em disco.
– O protocolo em si é rápido, robusto e eficiente, mas dependendo do link, da qualidade do computador que você usa, se está usando rede cabeada ou WiFi, pode inevitavelmente ficar mais lento que o POP3. Sempre é bom efetuar testes antes de decidir pelo protocolo.

#gctecsistemas #cappuano