Estamos testemunhando instabilidades de link nos últimos dias, pode parecer uma coincidência ter havido muitos alertas sobre o “VPNFilter” nos roteadores, mas será mesmo?

Ontem a UOL notícias publica que a operadora de telefonia Intelig Telecom vinha tendo problemas na entrega de ligações e oferece números de telefones alternativos: https://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2018/06/14/instabilidade-na-intelig-afeta-contato-com-o-uol-veja-numeros-alternativos.htm.

Também podemos dizer que em diversas redes de dados, sejam cabeadas ou por WiFi, tem se mostrado extremamente lentas, exigindo reiniciar o roteador algumas vezes durante o dia, muito embora o resultado pela cabeada seja melhor, ainda assim, testemunhamos a necessidade de reinicio constante.

A necessidade de reiniciar os roteadores pode não ter causa explícita no equipamento, mas das fornecedoras, que evidentemente, podem apresentar problemas em decorrência dos motivos que vem sendo publicados nos últimos 5 meses.
Testamos algumas alternativas com alteração de DNS’s nas placas de rede dos computadores para entender o problema e conseguimos resultados interessantes, com certa melhora na estabilidade e nos resultados de requisições, ou seja, os IP’s de DNS’s das fornecedoras, tem se mostrados relativamente instáveis, respondem às solicitações, mas com resultados lentos e desanimadores, diferentemente dos alternativos que entregam as requisições pelo menos 40% mais rápido.
Quando você reinicia o roteador, ele limpa o cache do DNS e nos primeiros minutos tudo volta ao normal, mas depois, começa a cachear e tudo ficava mais lento novamente.

Hoje, percebemos uma diferença na qualidade das conexões e requisições, bem como da estabilidade, que visivelmente está melhor comparada aos últimos dias. Analisamos somente a Vivo Fibra em São Paulo, mas não podemos afirmar que o mesmo se dá na rede analógica.

#cappuano #gctecsistemas