Seu computador foi “sequestrado” e estão pedindo dinheiro para liberar seus arquivos, os quais você não consegue mais acessar!

Vamos dar um exemplo simples de uma situação comum que pode literalmente acontecer com qualquer um.

Você entra em um fórum e pede informação sobre um determinado assunto, ou auxílio para realizar uma tarefa que você não sabe muito bem como executar, afinal, tem muita gente bacana que se presta a ajudar dando dicas e ajudando nos mais diferentes tipos de necessidades do dia a dia. E acontece o improvável, uma pessoa responde à sua pergunta de forma privada e lhe envia um arquivo que ele diz, irá orientar no passo a passo que você precisa. Você executa o “Cry Brazil”, onde ele renomeou o nome do “naoleia.exe” para “orienta.exe”, exatamente como ele disse que viria e você recebe de pronto na tela a mensagem de resgate no valor de 10 mil para liberar seus arquivos.

Imagine que você foi atrás de um torrent, a página leva você para uma outra em que pede para você executar um arquivo que permitirá baixar o torrente em questão, esta é outra forma de receber e executar o vírus, bem como muitas outras, a criatividade é a arma e, é amplamente usada para enganar você.

Falar um pouco sobre isto é sempre muito importante e quanto maior o conhecimento sobre o assunto, maior a segurança de não cair ou de evitar ser vitima.

O caso atual vem sendo disseminado por e-mail, onde você recebe um arquivo em anexo com a extensão pdf, mas na verdade é um executável que instala o vírus em seu computador, após instalado, ele faz uma completa varredura de seu HD, criptografa seus arquivos que passam a ter a extensão .crybrazil.

A matéria da IDGNow é bem completa e contém mais informações importantes que você precisa ler com os resultados de pesquisa da kaspersky lab: http://idgnow.com.br/internet/2018/06/16/o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-cry-brazil-ransomware-que-sequestra-pcs-de-brasileiros/

O link a seguir tem dicas importantes para evitar ser vitima de um ransomware: https://www.ccmtecnologia.com.br/blog/dica-de-seguranca-ransomware-a-caminho-do-brasil/?utm_source=worldsense&utm_term=ransomware&utm_campaign=ccm&utm_medium=referral&utm_content=creative.desktop

#cappuano #gctecsistemas #idgnow