Senhas Inseguras

Recomendamos desde sempre a utilização ou criação de senhas, não necessariamente difíceis, mas que tenham critério numa elaboração mais coerente.
Que não se use o que acaba sendo um padrão já muito conhecido, simples demais ou ainda, que aponte para indícios de certa familiaridade, isto é, bastante boa para você, melhor ainda para o “hacker” que já tem uma noção completa da prática e uso de senhas sem elaboração segura.
Recomendamos fortemente que senhas sejam criadas com os critérios a seguir:
Não usar nada que tenha a ver com você, familiares, a empresa ou datas de aniversário, menos ainda teclas em sequência. Criar a senha sempre baseada em caracteres especiais, como os símbolos, números, letras minúsculas e maiúsculas. O link a seguir faz saber a todos as senhas ou combinações mais conhecidas e praticadas no mundo:
https://blog.dashlane.com/virginia-tech-passwords-study/

O conteúdo está em inglês, mas basta traduzir o sentido das senhas para que o mesmo seja reconhecido em português, portanto, amplamente usado pelos usuários deste idioma também.
O Dr. Gang Wang, professor assistente do departamento de ciência da computação da Virginia Tech, diz que acaba sendo inevitável que as pessoas reusem ou modifiquem senhas que já utilizam, modificando somente alguns caracteres, ou usando combinações frequentes, uma prática perigosa.
Temos conversado longamente com nossos clientes sobre este assunto e, ainda criamos algumas dificuldades para que todos sejam obrigados a usar senhas mais difíceis, do contrário, o sistema não permite que a senha seja criada. Mesmo assim, todos ainda insistem em usar palavras ou datas que lhes sejam familiares, culminando no que é já de conhecimento público para facilitar que ela seja descoberta.
Vamos pensar que nem sempre o motivo da descoberta de uma senha seja para obter alguma informação de sua empresa ou sobre você, na maioria, pode simplesmente ser para disseminar sua senha para uma lista, onde diversos spammers irão tentar ou fazer uso de seu e-mail para a pratica, resultando no bloqueio de seu e-mail e até levar o IP do seu domínio para uma lista negra. Certamente irá causar, no mínimo, atrasos e a possível paralisação da comunicação de seu domínio, não acontece somente na sua caixa postal, prejudica toda a empresa.
Leve em consideração também outra prática muito comum, que é extrair e fazer vazar informações pessoais ou sigilosas de colegas de trabalho, testemunhamos ocorrências semelhantes praticamente nas últimas duas décadas, por mais que hajam orientações para o uso de senhas mais difíceis.
O uso de senha padrão para caixas postais na empresa é explicitamente não recomendável, um dos motivos é o parágrafo acima, pois, se seu colega sabe que você usa a mesma senha que a dele, pode haver uma situação em que alguém, em algum momento, faça uso ou seja vítima de uma publicação de conteúdo confidencial ou pessoal.
Também recomendamos que assuntos pessoais sejam tratados somente em sua caixa postal pessoal, nunca usar o e-mail que empresa lhe cede para assuntos que não tenham relação com a atividade que você executa na instituição.
Sabemos que lembrar de senhas com certo grau de dificuldade é difícil, mas ainda que estranho, pense em anotar ela num pedaço de papel sem nada que indique ser uma senha e guarde em local seguro, no caso de esquecer, sempre haverá como recorrer ao papel.

Cappuano

#gctecsistemas #cappuano